Oito projectos de arquitectura distinguidos nos Açores

arquitectura-designOito dos 10 projectos de arquitectura seleccionados nos Açores e na Madeira para a edição “Habitar Portugal 2006-2008” situam-se nas ilhas de S. Miguel (cinco), Pico (dois) e Terceira (um).

 

Numa iniciativa do Conselho Directivo Nacional da Ordem dos Arquitectos, com o apoio da Mapei, a edição “Habitar Portugal 2006-2008” propõe-se levar ao público a “diversidade da produção arquitectónica nacional dos últimos três anos”.

 

A iniciativa pretende ainda ser um “retrato abrangente das obras com que os arquitectos portugueses têm contribuído para a transformação da sociedade, em todas as escalas e âmbitos de intervenção”.

 

Nos Açores, foram seleccionados para esta edição o Edifício C – aulas, anfiteatro e biblioteca do novo Campus de Angra do Heroísmo, da autoria de Jorge Figueira, e, na ilha do Pico, o Centro Interpretativo da Paisagem da Vinha (Inês Vieira da Silva e Miguel Vieira, da SAMI-arquitectos) e a recuperação da Fábrica da Baleia das Lajes do Pico (Rui Pinto I Ana Robalo, Arquitectos). 

 

Os outros cinco projectos seleccionados nos Açores situam-se todos na ilha de S. Miguel e são a Escola Básica 2, 3 Roberto Ivens (Entreplanos, Gabinete de Arquitectura, Urbanismo e Design, Lda, Arq. João Goes Ferreira), as Piscinas da Povoação (Barbosa & Guimarães, arquitectos), o projecto expositivo “Custódias da ilha” (de Rita Cruz Dourado, Sérgio Fazenda Rodrigues) e a reconversão da Marginal de Ponta Delgada (RISCO/Manuel Salgado, Marino Fei e Tomás Salgado).

 

A edição “Habitar Portugal 2006-2008” vai integrar, ao todo, 70 projectos arquitectónicos, seleccionados nas áreas metropolitanas de Lisboa e do Porto (15 em cada) e nas regiões Norte, Centro, Sul e “Ilhas” (10 em cada).

Os projectos distinguidos farão parte de uma exposição a inaugurar no Dia Mundial da Arquitectura, em Outubro, no Centro Cultural de Belém.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here