Visando identificar a população idosa que vive sozinha e/ou isolada, com o objetivo de atualizar os registos das edições anteriores e identificar novas situações, a Guarda Nacional Republicana (GNR) realiza, durante todo o mês de março e em todo o território nacional, mais uma edição dos “Censos Sénior”.
Durante a operação, serão realizadas ações de sensibilização para que esta população adote comportamentos de segurança que permitam reduzir o risco de se tornarem vítimas de crimes.
Os militares da GNR irão divulgar conselhos de segurança relativamente à entrada em circulação no dia 4 de abril da nova nota de 50 euros, da série “Europa” e farão ainda a divulgação do programa “Residência Segura”, que permite recolher os elementos necessários para a elaboração do mapa da região, com a localização georreferenciada de todas as residências aderentes ao projeto.
Esta identificação geográfica torna assim mais eficaz as ações de patrulhamento e a vigilância dos militares da GNR, tornando ainda mais célere a resposta em casos de urgência.
Na Operação “Censos Sénior 2016” foram sinalizados 43 322 idosos dos quais, 26000 viviam sozinhos, 4626 isolados, 3085 isolados e sozinhos. Não se enquadrando nas situações anteriores, mas apresentando situação de vulnerabilidade fruto de limitações físicas e/ou psicológica foram sinalizados 9611 idosos.
Nos Açores a GNR apenas efetuará este levantamento na ilha do Corvo, único local na Região onde tem competência territorial.
Açores 24Horas