A carta enviada pelo Governo ao parlamentar centrista (disponível no site www.alra.pt) esclarece que a rota é, no entanto, “financiada pelo Governo da República”, a título de indemnizações compensatórias, pela prestação de um serviço público de transporte aéreo.
Os dados agora divulgados pelo Governo revelam pela primeira vez a dimensão financeira da operação da SATA na Madeira, embora não esclareçam, como pretendia o CDS-PP, quais os custos totais envolvidos na rota Funchal/Porto Santo/Funchal.
No requerimento, apresentado em Outubro de 2010, o deputado do CDS-PP questionava o Governo Regional sobre o custo total das viagens, os gastos com estadia das tripulações, com as ajudas de custo e com os serviços de assistência e manutenção em terra.
O executivo açoriano diz apenas que a SATA faz deslocar para a Madeira duas as três tripulações, de forma rotativa, para assegurar as ligações entre Funchal e Porto Santo, além de outros três técnicos de manutenção.
A operação entre as duas ilhas do arquipélago da Madeira é efectuada com um aparelho DASH Q200, da Bombardier, que é sujeito a “manutenções diárias”, mas que tem de regressar a Ponta Delgada (Açores) quando é necessário fazer uma grande manutenção.