Operadora escandinava descartou aviões encomendados para os Açores

A SATA desvaloriza o facto de, em Outubro do ano passado, a operadora escandinava SAS ter cessado a utilização de aviões DASH 400 da Bombardier, os mesmos que a transportadora aérea açoriana encomendou para reforçar a sua frota a partir deste ano, devido a sucessivos acidentes.
De acordo com a responsável pelo gabinete de comunicação da SATA, Natalie Blétiere, não é preocupante o facto de circularem notícias e vídeos na Internet sobre os acidentes com os DASH 400. “Se for feita uma pesquisa breve num motor de busca na Internet como o Google, encontramos notícias e vídeos exactamente como esses em relação aos  ATR, Airbus… Não é um registo exclusivo deste equipamento da Bombardier. Por isso essa situação não nos merece mais comentários”, avançou, garantindo que a SATA mantém a “confiança no fabricante”.
Segundo vários artigos publicados em órgãos de comunicação social de todo o globo, a companhia aérea escandinava resolveu suportar custos extra de 47 a mais de 60 milhões de dólares para encerrar as operações com os aviões modelo Q400 fabricados pela empresa canadiana Bombardier.
Esta decisão foi em frente após um acidente em Copenhaga, no mês de Outubro, o terceiro em menos de dois meses.
O avião, um bimotor com capacidade para 78 passageiros, acidentou-se quando o trem de aterragem cedeu.
A SAS operava 27 Q 400, e tinha sido a primeira operadora da Europa a utilizar este modelo de avião.
Temia-se na altura que outros operadores abandonassem a utilização do aparelho, devido a perda de confiança.
As acções da Bombardier recuaram, no final de Outubro, quase nove por cento, depois de a SAS decidir manter em solo a sua frota de aviões Q400.
Entretanto, um aparelho Q400 da companhia  argelina Tassili Airlines, teve, em Dezembro, de voltar ao solo pouco depois de descolar de Portugal, após uma paragem para reabastecimento, voltando a levantar dúvidas sobre os Q 400.

300 DASH
Com a encomenda da SATA, são já três centenas de aparelhos DASH 400 utilizados em companhias aéreas espalhadas por todo o mundo.
Companhias como a Air France, US Airways, United, Continental, Air Canada, Lufthansa e Iberia, e, a partir de Maio, a SATA, usam este avião da Bombardier.

 

in diarioinsular online

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here