Os Açores “são o melhor destino do Mundo”. A convicção é do executivo Açoriano e que reflete a prioridade dada ao sector na região, sustentada num orçamento de 27,8 milhões de euros, apresentado hoje na Horta, pelo Secretário Regional do Turismo e Transportes, no decorrer do debate das propostas de Plano e de Orçamento para 2016.
O valor, que representa um reforço de 10% face a 2015, destina-se à implementação no próximo ano, do Plano Estratégico e de Marketing do Turismo dos Açores, e que resulta, segundo Vítor Fraga “do trabalho mais abrangente alguma vez feito na nossa Região, em que todos foram convidados a participar e que está em fase final de validação”.
Transversal ao desenvolvimento do Turismo, o setor dos Transportes será no próximo ano “ marcado pela plena execução da maior reforma de sempre efetuada ao nível das acessibilidades e mobilidade na Região”, garante Vítor Fraga, referindo-se ao apoio à companhia aérea regional e à “profunda reforma que tem vindo a ser desenvolvida na Região”, no âmbito do Plano Integrado de Transportes (PIT), reiterando igualmente neste orçamento a continuidade do processo de aquisição de dois novos navios de 115 metros, “com vista à expansão do transporte marítimo de passageiros, viaturas e carga rodada a todo o arquipélago”.
A apresentação destes documentos originou aceso debate entre bancadas e Secretário Regional do Turismo e Transportes, com os partidos da oposição a questionar o papel do Governante na situação atual da SATA, a solicitar respostas sobre execução do PIT no que respeita a construção dos novos barcos, modelo de acessibilidades e serviço publico, unanimes em acusar o Governo Regional de sucessivos “incumprimentos” nos Planos e Orçamentos anteriores, alertando para valores inscritos em sucessivos Planos mas sem execução orçamental.
O debate do Plano e Orçamento para 2016 prolonga-se até esta quinta-feira e conta já com mais de cem propostas de alteração aos documentos apresentados pelo Governo Regional.