Francisco Coelho assegurou que o budget para 2009 é superior ao da prova realizada em 2008, remetendo para o Relatório e Contas de 2009, a ser apresentado em 2010 em Assembleia Geral, os valores exactos que o Clube Desportivo Comercial despendeu com a prova.
A revelação foi feita na manhã de segunda-feira no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, após uma audiência com o secretário regional da Presidência, tendo sido dado a conhecer ao governante todos os aspectos relacionados com a maior prova automobilística dos Açores.
Francisco Coelho adiantou, ainda, que o clube organizador do evento ainda se encontra em negociações para o aluguer de um ferry que irá fazer o transporte marítimo das viaturas e equipas de assistência dos pilotos que estão a disputar na íntegra o Campeonato IRC/Series.
Revelando que os contactos não têm sido fáceis, o presidente do “Comercial” mostrou-se esperançado em que a questão vai ser resolvida atempadamente, esperando a 26 de Março, data da apresentação pública do rali, poder ter este ponto devidamente resolvido.
Francisco Coelho, que assegura ter presente na prova as principais marcas que estão a disputar o campeonato IRC/Series, anunciou também que a projecção da Região para o exterior está devidamente assegurada, uma vez que o SATA Rallye Açores vai ser alvo, ao longo dos três dias de rali, de diversos directos televisivos para todo o mundo, através da cobertura que irá ser feita pelo canal desportivo Eurosport.
Neste capítulo, segundo ainda confirmou, a organização já recebeu cerca de duzentos pedidos de credenciação por parte de jornalistas, destacando a presença de repórteres vindos da Europa de Leste.
O secretário regional da Presidência, por seu turno, manifestou a total disponibilidade do Governo Regional dos Açores no apoio à prova, realçando que o SATA Rallye Açores é um dos cartazes turísticos mais importantes para o arquipélago.
Arthur Melo (in AOriental)