O orçamento apresentado pelo Governo Regional para 2016 “não dá resposta à emergência social que se vive nos Açores”, disse hoje na Horta, a deputada Zuraida Soares ao anunciar o voto contra do Bloco de Esquerda ao Plano e Orçamento proposto para 2016.
“Se está tudo bem nas finanças regionais, e se se arrecadou mais dinheiro de impostos, porque não redistribuir a riqueza de uma forma que alivie as famílias e, ao mesmo tempo, dinamize a economia?”, questionou a deputada Zuraida Soares hoje na Horta, lamentando que a todas as medidas apresentadas nesse sentido “o Governo Regional e o PS disseram não”.
Zuraida Soares afirma ainda que “o Orçamento apresentado pelo Governo Regional, mais uma vez, significa ‘continuidade’, continuidade essa que, já nos anos anteriores, não respondeu à gravidade dos problemas sociais que se vivem nos Açores”.
A deputada do Bloco de Esquerda, mostrou no entanto o seu regozijo pelo consenso atual, de todas as forças políticas, “pela necessidade urgente de implementar, no Faial, o centro internacional de investigação das ciências do mar e alterações climáticas”, proposta defendida “solitariamente há 10 anos pelo BE”.
“Não o fizemos por devaneio, mas por ser uma necessidade absoluta, para a região e para o país. Para nós, este centro representa a futura economia de uns Açores desenvolvidos, com empregos qualificados e base de um futuro sector de ponta, em áreas como a biotecnologia e, não menos importante, a defesa dos Açores e da nossa natureza, contra a depradação do nosso solo e subsolo marítimos”, disse.