Origem das ilhas em debate no Pico

picoAs plumas mantélicas, material que existe no interior do planeta e pode estar na origem das ilhas, são o tema central da conferência internacional que reúne alguns dos maiores especialistas mundiais, a partir de segunda-feira, no Pico, Açores.

 

“Acreditamos que todas as ilhas resultam da existência de uma pluma mantélica. É isto que vamos debater”, afirmou Zilda França, da Universidade dos Açores, em declarações à Lusa, a propósito desta reunião científica, que conta com o apoio da Sociedade Geológica dos EUA. 
  
 A denominada ‘Penrose Conference’, que se realiza anualmente em diferentes países, decorre este ano nos Açores, onde são aguardados cientistas da Alemanha, Suíça, França, China, Malásia, EUA e Inglaterra, além de Portugal.  
 
 Os trabalhos vão decorrer no Auditório das Lajes do Pico, mas o programa prevê ainda a deslocação dos cientistas ao Faial, para a realização de trabalhos de campo. 
 
Neste encontro estarão presentes 27 conferencistas, que, segundo Zilda França, constituem “um restrito grupo a nível mundial que estuda a pluma mantélica”, um fenónemo geológico que consiste na “ascensão de um volume de magma que se encontra a grande profundidade até às regiões infracrustais da Terra”. 
 
Na sua perspectiva, esta conferência assume especial importância, já que vai analisar casos e estudos que estão a ser desenvolvidos, alguns dos quais em curso no arquipélago açoriano. 
  
  “Os Açores estão situados numa zona muito especial de confluência de três placas tectónicas (a americana, a euro-asiática e a africana ou núbia)”, lembrou Zilda França. 
 
 Na sequência desta conferência internacional, será lançado um livro sobre a geologia das ilhas do Faial e do Pico, o primeiro em língua inglesa, da autoria dos portugueses Zilda França e Victor Hugo Forjaz, dos norte-americanos David Kuentz e Elisabeth Widom e do espanhol Marceliano Lago. 
  
 O livro, intitulado ‘VOLCANIC HISTORY OF PICO AND FAIAL ISLANDS, AZORES. AN OVERVIEW’, teve uma tiragem de 300 exemplares, que serão disponibilizados a universidades e cientistas.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here