A Direção Regional do Ambiente confirmou esta semana a ocorrência na ilha do Faial da orquídea mais rara da Europa (Platanthera azorica), que até agora era conhecida apenas em São Jorge.
A orquídea foi inicialmente avistada por um turista, que alertou para a possibilidade da existência desta orquídea rara na Reserva Natural da Caldeira do Faial, tendo sido mobilizada uma equipa técnica do Jardim Botânico do Faial que confirmou a sua presença naquela área protegida.
Foi encontrado um indivíduo em floração, havendo a possibilidade de existirem mais em locais menos acessíveis ou mesmo indivíduos que, não estando em floração, não foram identificados.
A ‘Platanthera azorica’ foi redescoberta em 2013 na cordilheira central de São Jorge e, desde então, foi dada como existente apenas nesta ilha, com uma pequena população circunscrita ao Pico da Esperança.
Para além dos trabalhos de identificação de mais indivíduos na ilha do Faial, a Direção Regional do Ambiente vai promover trabalhos de campo para despistar a eventual ocorrência da espécie em outras ilhas do Grupo Central.
Nos Açores existem três espécies de orquídeas endémicas, todas elas pertencentes ao género botânico ‘Platanthera’ (conchelo-do-mato), concretamente a ‘Platanthera azorica’, a ‘Platanthera micrantha’ e a ‘Platanthera pollostantha’.
Açores 24Horas / Gacs