A emigração de açorianos para o Canadá só foi possível a partir de 1953, após a assinatura de acordos entre países.
O Canadá é um dos países com mais emigrantes açorianos, a par dos Estados Unidos da América do Norte.
Os primeiros emigrantes portugueses no Canadá, considerados os pioneiros, desembarcaram há mais de 55 anos no porto de Halifax, na Nova Escócia.
Na altura, fixaram-se nas províncias de Ontário e Quebec e na British Columbia, exercendo funções na agricultura, construção civil, caminhos-de-ferro e na área de serviços.
Apesar da emigração tardia, o fluxo de emigrantes açorianos para o Canadá registou números bastante elevados, como aconteceu com o caso dos Estados Unidos da América.
A partir dos finais da década de 60 do século passado, após a erupção do Vulcão dos Capelinhos, na ilha do Faial, a saída de açorianos para o Norte da América aumentou.
Só a partir dos anos 80, a emigração açoriana entrou em declínio, devido à melhoria gradual das condições de vida, já na então Região Autónoma dos Açores.
Actualmente, as comunidades açorianas residentes no Canadá situam-se, sobretudo, na província de Ontário, cuja capital é Toronto, em Quebec, Montreal, na British Columbia e em Vancouver, embora haja também muitos açorianos em várias outras províncias.
Ainda hoje, essas comunidades continuam a celebrar as festas religiosas dos Açores e a preservar a sua identidade cultural, participando em vários movimentos associativos e incentivando o ensino da língua portuguesa.