Os Açores ficaram classificados em 5º lugar na competição “Best European Destination 2016”, uma iniciativa promovida pela European Consumers Choice (ECC), e onde a Região foi o único destino a representar Portugal.
O Arquipélago, agora no ‘Top 5’ dos melhores destinos da Europa, ficou à frente de Paris, Milão, Bruxelas, Praga, Roma, Viena ou Madrid, refletindo “o que somos, mas também aquilo que temos feito”, defendeu o Secretário Regional do Turismo e Transportes sobre esta distinção.
“É o reconhecimento do bom trabalho desenvolvido, numa conjugação plena de esforços entre entidades públicas e entidades privadas”, salientou Vítor Fraga, que também destacou a projeção mediática deste tipo de eventos.
Nesse sentido, frisou que “só nas três semanas em que decorreu a votação, foram feitas mais de 118 mil partilhas envolvendo os Açores, foram produzidos mais de 6.400 comentários nas redes sociais e foram efetuados mais de 170 artigos na imprensa por toda a Europa”.
Esta mediatização, segundo Vítor Fraga, “contribui, naturalmente, para aquilo que achamos fundamental e que faz parte da estratégia da nossa Região, que é comunicar de uma forma direta com o cliente final, potenciando, mostrando, aquilo que são os nossos aspetos diferenciadores”.
A vencedora da competição foi Zadar, uma cidade turística, na costa da Croácia, banhada pelo Adriático e com um passeio marítimo muito afamado.
Destinos Europeus do Ano 2016: 1. Zadar, Croácia / 2. Atenas, Grécia / 3. Plovdiv, Bulgária /4. Nantes, França/ 5. Açores, Portugal /6. Paris, França / 7. Novi Sad, Sérvia / 8. Bruxelas, Bélgica /9. Kotor, Montenegro / 10. Milão, Itália