Não são agradáveis, mas podem ter vantagens. Os enjoos matinais – que podem na verdade atacar uma grávida a quaquer hora do dia – parecem ser benéficos para os neurónios do feto.
Um estudo revelou que as crianças cujas mães sofreram de náuseas durante a gravidez tendem a ser mais inteligentes do que os filhos de mulheres que não enjoaram.
Os que passaram pelos enjoos das mães tiveram melhores resultados nos testes que avaliam o QI e a acuidade mental. Houve uma diferença significativa entre os dois grupos, o que não quer dizer que os filhos de mulheres que não enjoaram sejam lentos ou menos espertos.
O estudo foi realizado no âmbito do Motherisk Program do Hospital pediátrico de Toronto e publicado no Journal of Pediatrics.
Os enjoos durante a gravidez, apesar de ainda não serem bem conhecidos os mecanismos que os desencadeiam, são um sinal de uma gestação saudável. As mulheres que sofrem náuseas e vómitos no primeiro trimestre podem consolar-se com o facto de terem reduzidas as probabilidades de aborto espontâneo e de problemas cardiovasculares congénitos. E agora também com a perpectiva de virem a ser mães de bebés muito espertos.