Numa altura em que, localmente, os valores da Autonomia voltaram à ribalta, eis-nos às portas de mais um evento com contornos únicos, onde facilmente se podem identificar traços próprios das gentes destas terras: A hospitalidade, a força de conviver e de partilhar e um claro gosto pela Tauromaquia, nos seus diversos estágios.
Também nessas características queremos ser únicos, mas francamente abertos às boas influências… Pelos valores da Festa Brava.
O 3º Fórum Mundial da Cultura Taurina junta, na Ilha Terceira, cerca de 120 aficionados estrangeiros e promete partilhar conhecimentos e experiências com a aficon local, sendo a terceira vez que a Tertúlia Tauromáquica Terceirense leva a cabo a iniciativa.
Mais de 250 pessoas devem participar nos trabalhos e atividades, que se iniciam esta manhã, na Praia da Vitória.
Para a edição deste ano, a comparticipação do Governo Regional desceu de 75 para 60 mil euros, pelo que o orçamento, de cerca de 90 mil euros, foi reduzido. Mas é esperado o mesmo nível de qualidade das edições anteriores.
Trata-se de mais um acontecimento que funciona como contributo para a promoção da Ilha Terceira no exterior e que, para além das várias conferências e mesas redondas, inclui um forte programa social.
Segundo Arlindo Teles, o presidente da entidade organizadora, o Fórum vai procurar “fazer sobressair todos os valores que a tauromaquia tem, e que normalmente não estão presentes na mera observação do espetáculo taurino”.
Olé para mais este encontro!
Miguel Sousa Azevedo, in PortodasPipasPRESS
http://portodaspipas.blogs.sapo.pt/os-valores-da-festa-1546609