PAN quer fundo ambiental regional e taxa turística nos Açores

Foto de Arquivo
O deputado do PAN/Açores, Pedro Neves, disse hoje que vai propor, no parlamento regional, a criação de um fundo ambiental e de uma taxa turística no arquipélago no valor de um euro e até quatro noites.

Em declarações à agência Lusa, o porta-voz do PAN nos Açores, que apresentou hoje o diploma da taxa turística regional na comissão parlamentar regional de Economia, defendeu que esta é a “altura ideal” para a concretização das propostas devido ao “crescimento pós-pandémico do turismo”.

Pedro Neves lembrou que o partido já tinha apresentado aquelas duas iniciativas por altura da discussão do Orçamento regional para 2022, em novembro do ano passado, tendo retirado os projetos devido à possibilidade de o documento ser reprovado.

Segundo o parlamentar, a taxa turística proposta teria o valor de um euro: 50% do valor para o fundo ambiental que o partido também pretende criar e os outros 50% para municípios dos Açores.

“Em vez de fazermos [a taxa turística] por município, seria bom fazermos por Região Autónoma dos Açores e não excluir os municípios, antes pelo contrário: tentar que os municípios vejam isso como uma iniciativa para eles e ao mesmo para tempo para a preservação ambiental”, afirmou.

O deputado destacou que o partido não “vai a reboque de ninguém”, advogando que a proposta do PAN já tinha sido preparada antes da posição da Câmara de Comércio de Angra do Heroísmo, que a 28 de janeiro defendeu a implementação de uma taxa turística municipal na ilha Terceira.

Pedro Neves especificou que a taxa turística teria o “limite máximo” de quatro noites, uma vez que o PAN não pretende “limitar os turistas que venham por mais tempo” para a região.

Além disso, a intenção é que os “residentes nos Açores, independentemente da ilha, não paguem absolutamente nada” nas deslocações no arquipélago.

“Tendo em conta o nosso património natural, o tesouro que são os Açores, não podemos ter só alguns argumentos que queremos um turismo de natureza. Temos mesmo de ter ações. Queremos turistas responsáveis na região”, concluiu.

 

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here