Impressionado com o que viu, quer na instituição de ensino superior da Região, quer no Hospital de Ponta Delgada, “onde há jovens e professores com muito talento”, o investigador norte-americano salientou a importância do investimento governamental na Educação, e voltou a mostrar interesse no desenvolvimento de parcerias com ambas as instituições.
Fazendo um balanço “muito positivo” da visita de uma semana de Craig Mello aos Açores, o presidente do Governo Regional salienta a oportunidade dada à comunidade científica, à comunidade médica e aos investigadores para saírem dos Açores, ao encontro de novas realidades e novas parcerias.
“O Governo tem em aberto um sistema de incentivos à actividade científica e tecnológica que não é usado da forma como nós mais gostaríamos”, sublinhou Carlos César, acrescentando que, tendo visitas como a de Craig Mello a função pedagógica de estimular o recurso a esse tipo de investimento, o Governo renova e reforça a disponibilidade para apoiar as entidades potencialmente interessadas.
Em jeito de balanço, Craig Mello evocou a visita à Maia, terra natal do seu bisavô, como um momento especial da viagem.
A medalha e o diploma do prémio Nobel recebidos em 2006 pelo investigador – em exposição no Teatro Micaelense -, vão percorrer todas as ilhas dos Açores, numa espécie de exposição itinerante.
Na hora da partida Craig Mello revelou o desejo de voltar com alguma frequência ao arquipélago, não só no âmbito de projectos de investigação, mas também para aproveitar o mar e a natureza, que parecem ter conquistado o norte-americano.
in AO