Parlamento açoriano: navios e Saúde na ordem-do-dia

assembleiaEstes são os dois grandes temas que estarão em debate a partir desta Terça-feira, naquela que é a última sessão plenária, antes das Férias de Verão.

Polémico quanto baste, o trabalho da Comissão Parlamentar de Inquérito aos navios “Atlântida” e “Anticiclone” está à beira do fim: o relatório final da Comissão, presidida pela socialista Catarina Furtado, será apresentado na corrente semana na Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores.

O assunto não deixa de ser polémico e está, literalmente, a dividir os partidos políticos: de um lado, o PSD, Bloco de Esquerda e PPM, discordam das conclusões da Comissão e da forma como se desenrolaram os trabalhos; do outro, está o PS, o PCP e o CDS, que não vêem culpas do Governo nesta matéria.

Outro tema considerado “quente” será trazido a plenário pelo CDS/PP, que vai promover uma sessão de perguntas ao Governo sobre a Saúde.

A deslocação de doentes, as listas de espera, os cuidados de Saúde primários e os instrumentos de planeamento e orientação do Serviço Regional de Saúde, são alguns dos temas em cima da mesa.

Os populares dizem-se “apreensivos” quanto aos cortes orçamentais previstos na Saúde, por entenderem que “poderão representar um recuo na qualidade dos serviços“.

O quadro legal da pesca açoriana e a Petição que propõe a proibição da pesca com palangre nas ilhas das Flores e do Corvo, são outros temas que vão estar, esta semana, em discussão no Parlamento.

 

 

 

RTP/A
Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here