Para António Marinho, vice-presidente da bancada parlamentar do PSD/Açores, estas medidas vão permitir “conhecer melhor” os valores e as dívidas directas e indirectas da Região e também do sector público empresarial regional.
As propostas do PSD receberam o apoio de todos os partidos com assento parlamentar, nomeadamente do PS, que apresentou alterações para melhorar os documentos que foram bem acolhidas pelos social-democratas.
No final do debate, o vice-presidente do executivo, Sérgio Ávila, recordou que o aumento da transparência na apresentação das contas públicas “não é objectivo de um só partido”, neste caso, do PSD, mas também do PS e do Governo.
“Nós não só concordamos com as vossas propostas, como até acrescentámos mais transparência a essas propostas”, frisou.
O pacote legislativo que o PSD apresentou no parlamento regional para promover a transparência das contas públicas incluía uma anteproposta de lei, dois projetos de decreto legislativo regional e duas propostas de resolução, que foram quase todas aprovadas.
A exceção foi a proposta de criação de uma Comissão Técnica de Acompanhamento Orçamental, que os social-democratas decidiram retirar devido às alterações que a bancada da maioria socialista pretendia introduzir no diploma.