Os Partidos com representação na Assembleia Legislativa Regional, manifestaram hoje pesar, pelo falecimento de André Bradford, um homem “leal com os seus adversários políticos”.
A mensagem de “profunda tristeza e consternação” do Partido Socialista fala de “um Açoriano de corpo inteiro, que se dedicou apaixonadamente à causa pública”, que “soube honrar a missão que lhe foi confiada”, um líder que “pugnou pela ideia de uma Região verdadeiramente coesa, valorizou a identidade especifica de cada uma das nossas ilhas e manteve sempre uma postura franca e aberta de diálogo com as várias forças políticas”.
“Dotado de uma inteligência ímpar, André Bradford serviu inúmeras causas Açorianas, promoveu denodadamente os valores maiores da Democracia e da Autonomia dos Açores, quer enquanto político quer enquanto jornalista, profissão que abraçou em jornais nacionais e nos Açores”, recordam os socialistas.
André Bradford “demonstrou sempre lealdade, abertura e respeito pelo pluralismo democrático”, salientou em comunicado o Bloco de Esquerda, manifestando o seu pesar pelo falecimento do eurodeputado do Partido Socialista.
O CDS-PP destaca “um político e um homem de grande cultura que se distinguiu pela sua inteligência, pela sua determinação e pela elevação na sua intervenção política”.
A vida política de André Bradford “foi um contributo inestimável para a afirmação da autonomia democrática açoriana e para o prestígio e afirmação do seu Parlamento Regional”, salienta a mensagem de pesar dos centristas, realçando um ser “tolerante com a diferença de opinião e leal com os seus adversários políticos”.
A Representação Parlamentar do PPM destacou, em comunicado, “a inteligência e sólida formação cultural” de André Bradford, que lhe “permitiram desempenhar, com notável brilho, os cargos políticos e profissionais que desempenhou”, sendo “com profunda consternação que o PPM recebeu a notícia do falecimento ex-lider parlamentar do PS.
“Lamentamos a interrupção tão trágica e inesperada do percurso de vida deste dirigente político açoriano”, manifestou o Partido Comunista Português, que recebeu “com profundas consternação e tristeza a notícia do prematuro falecimento do antigo deputado Regional e presidente do Grupo Parlamentar do Partido Socialista, recentemente eleito deputado ao Parlamento da União Europeia.
O PSD/Açores, na figura do seu presidente, Alexandre Gaudêncio, expressou profundo pesar pelo falecimento do eurodeputado, “lamentando uma perda para os Açores e para a nossa autonomia”.
“André Bradford foi um político leal e que lutou pela causa pública”, referiu.
Em sinal de pesar, o PSD/Açores interrompeu todas as suas atividades partidárias, nomeadamente as jornadas parlamentares em curso na ilha das Flores, não agendando qualquer ação para os próximos dias. As bandeiras da sede regional foram colocadas a meia haste.
“Em meu nome pessoal e em nome do PSD/Açores, quero expressar sentidas condolências à sua família e a todos os que lhe são próximos”, afirmou o líder social-democrata.
Alexandre Gaudêncio lembrou André Bradford como “um adversário político que exercia o seu papel de forma honrada e séria, contribuindo para a discussão democrática e para o desenvolvimento da sociedade açoriana”, disse.