Partidos reagem à situação na RTP/Açores

O director do Centro Regional da Rádio e Televisão de Portugal nos Açores, Pedro Bicudo, foi ouvido pela Comissão dos Assuntos Parlamentares, Ambiente e Trabalho da Assemblea Legislativa da Região Autónoma e considerou “a falta de autonomia o maior problema da RTP no arquipélago”.

No final da audição, o Bloco de Esquerda, pela voz da sua líder, Zuraida Soares, afirmou “ser lamentável o sufoco burocrático em que vive a Estação pública ou a imagem de que, até para comprar um prego é preciso autorização de Lisboa”.

Para o PCP, e segundo Aníbal Pires, “lamentou o facto da Administração da empresa não tenha, realmente, assumido o compromisso de 2008 para com a Região e com esta Comissão, no sentido de modificar e melhorar a situação”.

Por sua vez, para o PSD, “continua a faltar meios humanos e técnicos, ano após ano, com os problemas a manterem-se nas áreas dos investimentos e das infraestuturas”.

Quanto ao CDS, “a falta de recursos humanos e de meios é importante e constitui uma preocupação de há um ou dois anos”.

Relativamente ao PS, “as questões relacionadas com a Rádio e Televisão de Portugal nos Açores enquadram-se no âmbito do serviço público que é uma obrigação do Estado”.

A hipótese da Assembleia Legislativa da Região Autónoma vir a consagrar a autonomia financeira e administrativa da RTP nos Açores, está em aberto.

Todavia, à saída da Comissão parlamentar, a maioria dos partidos assumiu que defendeu, abertamente, essa solução.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here