O ministro dos Assuntos Parlamentares, Marques Guedes, anunciou hoje no final da reunião do Conselho de Ministros que “o primeiro-ministro vai anunciar até ao final desta semana as medidas de corte na despesa”.
Este novo pacote de medidas não foi aprovado hoje em Conselho de Ministros. O documento deverá conter cortes permanentes na despesa do Estado no valor de 2,5% do PIB, ou seja, 4.000 milhões de euros, que permitirão reduzir o défice para 5,5% do PIB este ano, 4% em 2014 e 2,5% no ano seguinte.
Pedro Passos Coelho tinha-se comprometido, primeiramente, com o anúncio do novo pacote de medidas até ao final de Abril, mas no último dia do mês passado, terça-feira, Vítor Gaspar afirmou que as medidas para substituir as que foram chumbadas pelo Tribunal Constitucional seriam reveladas até ao final desta semana.
No Conselho de Ministros extraordinário de terça-feira, o Governo aprovou o Documento de Estratégia Orçamental (DEO) 2013-2017 e, já ao final da tarde, no Parlamento, o ministro Vítor Gaspar deixou saber alguns números, confirmados depois no plano que foi entregue aos deputados, mas sem a revelação de uma única medida.
O Diário Económico sabe que uma das medidas deste novo pacote é a idade legal da reforma passar a ser a que resultar da aplicação do factor de sustentabilidade e não os actuais 65 anos.
Jornal Econónico