O acordo entre a EU e o Mercosul, actualmente em negociação, esta a gerar entre os eurodeputados que representam os Açores em Bruxelas, alguma preocupação, dado o impacto negativo que pode ter no sector da carne no arquipélago.
Em articulação com as recentes iniciativas dos deputados regionais do PSD Açores sobre as negociações Mercosul, a Eurodeputada Patrão Neves entregou uma pergunta escrita à Comissão Europeia, para que o executivo comunitário se pronuncie sobre os impactos negativos nos sectores agrícolas portugueses e açorianos, no contexto dessas negociações.
Muito concretamente, Patrão Neves pergunta se a Comissão já realizou algum estudo de impacto sobre os vários sectores e as regiões desfavorecidas afectados pelo acordo em negociação e se se prevêem-se medidas compensatórias para sectores e/ou regiões efectivamente prejudicadas pelo acordo. Pergunta igualmente quais os produtos que constarão da lista de produtos sensíveis da U.E., com possibilidade de protecção especial, e ainda quais os actuais os resultados concreto das rondas de negociações. Por fim, Patrão Neves pergunta ainda se a Comissão está ao corrente dos prováveis impactos negativos no sector da carne em Portugal e sobretudo nos Açores e como prevê intervir.
Tratando-se de uma pergunta prioritária, a eurodeputada espera uma resposta rigorosa em breve.