A Eurodeputada do PSD, Maria do Céu Patrão Neves, encontrou-se na passada sexta-feira com o Ministro da Agricultura e Pescas, António Serrano. Esta reunião, marcada a pedido da Eurodeputada, teve por objectivos informar o Ministro dos dossiers em que se encontra a trabalhar nas Comissões da Agricultura e das Pescas do Parlamento Europeu, bem como solicitar informação sobre as orientações estratégicas de intervenção do governo nos sectores primários, os quais se encontram desde há muito numa situação de crise acentuada caracterizada pelo elevado preço de produção, baixa remuneração, crescente abandono destas profissões e aumento da dependência nacional de importações nestes sectores.
Neste âmbito, ganharam particular destaque o Livro Verde para a reforma da Política Comum de Pescas, de cujo relatório parlamentar M. Patrão Neves é responsável, e o sector do leite pelo interesse particular que tem para os Açores. Patrão Neves adiantou que o Ministro António Serrano destacou a importância de, em ambos os sectores, se reforçar o associativismo como uma via importante para a competitividade de Portugal, enquanto afirmava também a sua determinação em não ceder a restrições técnicas que imponham redução da pesca nacional e em reorganizar e agilizar os serviços que permitem o acesso aos fundos comunitários de apoio à agricultura.
Apesar de António Serrano não ter avançado com orientações concretas a médio e longo prazo para a reestruturação dos sectores que tutela, por se encontrar ainda numa fase de audições dos seus respectivos representantes, M. Patrão Neves considerou a reunião muito útil pela oportunidade de sublinhar alguns requisitos importantes para a sustentabilidade e desenvolvimentos da pesca e da agricultura como sejam a criação de regimes diferenciados para as frotas artesanais e industriais e uma reflexão sobre os modelos de gestão de pescas que melhor promovam as pescarias em Portugal, a dotação do IFAP com meios para cumprimento das suas funções, uma boa execução do PRODER, uma atenção especial ao sector do leite, e a necessidade de proceder ao debate da PAC pós 2013.
No final do encontro Patrão Neves declarou-se satisfeita com a reunião, que decorreu de forma muito cordial, tendo a eurodeputada afirmado ao Ministro da Agricultura e Pescas a sua vontade de trabalhar em conjunto nas causas nacionais.