A Eurodeputada do PSD Maria do Céu Patrão Neves reuniu hoje com elementos da Direcção da Associação de Pescadores da Ilha de Santa Maria para “debater algumas questões essenciais relacionadas com a pesca local”.
Patrão Neves salientou a importância económica do sector da pesca para a região, sublinhando o facto de “a pesca ser uma actividade económica que, directa e indirectamente, garante o sustento de muitas famílias em Santa Maria, sendo importante que, por um lado, seja apoiada, por outro, evolua no sentido de responder aos seus actuais desafios”.
A este respeito Patrão Neves afirmou ser “necessário criar novas oportunidades para a pesca na região, dirigindo-a para espécies cujos stocks sejam mais abundantes, assim contribuindo também para uma gestão sustentada e maior rentabilização dos recursos”.
Nesta reunião com a Associação de Pescadores da Ilha de Santa Maria, foram apontados também os dois maiores constrangimentos do sector: a insuficiência da capacidade de congelamento e armazenamento em anos bons de pesca e a dificuldade de escoamento do pescado, visto a “a rede de frio da Região não satisfazer as necessidades do sector”, alertam.
Patrão Neves acrescentou ainda que “esta situação deverá ser tida em consideração por parte do Governo Regional e da União Europeia, no sentido de se garantirem atenuantes efectivas e eficazes que permitam o desenvolvimento da actividade da pesca na região, garantindo sempre a sua sustentabilidade”.