Patrão Neves reuniu com os produtores de agricultura biológica da Terceira

A Eurodeputada Patrão Neves reuniu esta semana com os produtores da agricultora biológica da ilha Terceira, área em que é relatora do Parlamento Europeu. Nesta reunião, com o objectivo de conhecer o sector na região, foram abordados diversos assuntos de interesse para ambas as partes.

Apesar dos produtores de agricultura biológica, na ilha Terceira, serem ainda poucos e, em média com uma pequena extensão de terra dedicada à agricultura biológica, apresentam imensas potencialidades, que carecem de uma aposta clara neste tipo de agricultura. Uma das formas para desenvolver este sector seria o de apoiar a criação e certificação de hortas caseiras, situação dificultada dadas as exigências burocráticas mas sobretudo financeiras para a sua certificação, o que leva à desmotivação dos interessados.

Na ocasião Patrão Neves referiu que “esta certificação é da competência de entidades privadas que se deslocam aos Açores apoiadas pelo governo… se a certificação estivesse a cargo de uma entidade estatal ou da universidade, ou da cooperativa, desde que estas apresentassem meios humanos e técnicos atestados, o preço da certificação poderia baixar ou mesmo serem gratuitos, não deixando os pequenos agricultores à margem desta ambição de certificação. Além disso, o investimento financeiro do Governo e também de formação técnica ficariam igualmente na Região.”

A necessidade de um gabinete de apoio foi outra das questões apontadas nesta reunião promovida por Patrão Neves. Na opinião da eurodeputada, esta “ necessidade pode ser resolvida, por exemplo, dentro dos Serviços agrários destinando um espaço para um gabinete específico de apoio à agricultura biológica o que, aliás, nem pode deixar de acontecer se o Governo quiser reconhecer na agricultura biológica como um sector complementar para a agricultura açoriana. Este está em linha com os que serão mais os sectores privilegiados da futura PAC, com as exigências de redução de impacto ambientalmente negativo, com o contributo para a preservação da natureza, supondo mais elevado nível de formação adoptando um progresso assente no conhecimento”.

Patrão Neves , afirmou-se bastante satisfeita com o resultado da reunião e com os contributos para o seu trabalho de relatora para a Agricultura Biológica.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here