A Comissão Política Regional do PSD/Açores aprovou esta segunda-feira, a lista de candidatos do partido nas eleições para a Assembleia da República, que será encabeçada por Paulo Moniz.
O presidente do partido, Alexandre Gaudêncio, revelou-se convicto que se trata de uma “lista vencedora, pois reúne os melhores candidatos para defender os interesses dos Açores”.
“A escolha do cabeça de lista, indicado em sintonia com as estruturas locais, mostra que o PSD/Açores dá um claro sinal de abertura à sociedade. É algo que faz falta na política regional”, afirmou.
O líder dos social-democratas açorianos salientou que “a escolha do engenheiro Paulo Moniz se enquadra no perfil de candidato aprovado recentemente pelo Conselho Regional”, tendo considerado que o cabeça de lista “dá garantias de abertura do PSD/Açores à sociedade e de vitória” nas eleições legislativas nacionais.
Trata-se, frisou, “de uma lista plural, representativa dos Açores e totalmente paritária (com cinco homens e cinco mulheres), com uma média de idades de 43 anos e onde estão patentes também as escolhas das estruturas autónomas do partido (JSD e TSD)”.
A lista do PSD/Açores à Assembleia da República é assim encabeçada por Paulo Moniz, da ilha de São Miguel, 50 anos, engenheiro eletrotécnico e atual presidente do Conselho Diretivo da Região Açores da Ordem dos Engenheiros.
Segue-se António Ventura, da ilha Terceira, engenheiro zootécnico, com 51 anos, e a candidata do Faial, Ilídia Quadrado, professora, com 48 anos.
A representação da JSD/Açores fica a cargo de Vitória Silva, enfermeira de 26 anos, enquanto os TSD/Açores apresentam Humberta Bettencourt, com 41 anos e funcionária pública.
Por sua vez a ilha do Pico apresenta Márcio Silva, 41 anos, professor, enquanto a ilha Graciosa fica representada por Valdemiro Vasconcelos, com 64 anos e aposentado.
Santa Maria será representada por Pedro Coutinho, técnico de informação e comunicações aeronáuticas, com 44 anos, enquanto São Jorge indicou Ana Cláudia Veríssimo, 29 anos e mestre em Ciências da Comunicação.
A ilha das Flores apresenta como candidata Susana Soares, 31 anos e técnica superior.
Gaudêncio garantiu ainda que “não houve qualquer convite” a José Manuel Bolieiro, referindo que o autarca social-democrata “deixou muito claro, desde o início, que a sua preocupação é o concelho de Ponta Delgada”.
“José Manuel Bolieiro assumiu, desde a primeira hora, que o seu compromisso é com Ponta Delgada”, sublinhou.
O presidente do PSD/Açores destacou ainda a “enorme dívida de gratidão” que os social-democratas têm para com Berta Cabral, que agora cessa funções, “pelo inexcedível trabalho que fez enquanto líder do partido, autarca e deputada”.