O coordenador e deputado regional do PCP/Açores, Aníbal Pires, alertou esta quarta-feira para as “dificuldades de funcionamento” do Centro de Saúde de Santa Maria devido às instalações e à falta de médicos de clínica geral e familiar.
“As instalações são antigas e há um défice de médicos, o que leva a que haja algum défice na resposta aos utentes”, afirmou Aníbal Pires em declarações à Lusa, num balanço da visita de três dias que esta quarta-feira terminou à ilha de Santa Maria.
O líder regional comunista defendeu a necessidade de “obras urgentes de ampliação e requalificação” no Centro de Saúde e “uma solução devidamente articulada com o Hospital de Ponta Delgada”, em S. Miguel.
Esta solução visa “uma maior frequência de especialistas” em Santa Maria, para “diminuir o número de doentes deslocados”.
Aníbal Pires frisou que “o número de doentes deslocados é elevado”, especificando que “mais de 3.000 utentes saíram desta ilha em 2009″, provocando transtornos aos doentes e às famílias, além de aumentar as despesas com o sector da saúde na região”.