Aníbal Pires apontou em conferência de imprensa as “promessas vãs” e o “populismo demagógico” que “já inundam o espaço público regional”, na corrida para as eleições legislativas regionais de outubro.
“O PCP Açores considera que o histerismo político pré eleitoral protagonizado pelo PS, pelo PSD e pelo CDS/PP, só contribuem para a descredibilização do ato eleitoral de outubro e da atividade política”, disse o dirigente comunista.
Aníbal Pires reiterou também a necessidade de Berta Cabral e Vasco Cordeiro, candidatos do PSD e do PS à presidência do Governo Regional dos Açores, respetivamente, se dedicarem “em exclusivo a atividades pré-eleitorais” e abandonarem os cargos executivos na Câmara de Ponta Delgada e no Governo Regional.
O líder do PCP/Açores apelou, por outro lado, ao “bom senso” dos restantes partidos, no sentido de canalizarem a suas energias para a procura de soluções para combater os problemas sociais que a afetam a região.
No seu entender, é necessário resolver de imediato, o “drama dos desempregados”, o “drama das famílias” com dificuldades em cumprir com os seus compromissos, e o “drama dos pequenos e médios empresários” que não conseguem manter a sua atividade.
Durante a conferência de imprensa em que também abordou os problemas da recessão económica e dos efeitos das medidas de austeridade, o PCP/Açores manifestou o seu agrado pela adesão dos trabalhadores portugueses à greve geral do dia 22 de março, sublinhando que só com a “luta” é possível contrariar as “más políticas” nacionais.
Lusa