O PCP formalizou hoje o pedido potestativo, com as necessárias assinaturas de deputados do PS, para instaurar uma comissão de inquérito à gestão dos Estaleiros Navais de Viana do Castelo (ENVC) e garantiu não excluir responsabilidades de anteriores governos.
“Iremos apresentar um conjunto de audições a fazer, tendo em conta quem teve responsabilidades políticas nesta matéria – inclui membros do atual Governo e responsáveis do Governo anterior. Importa apurar responsabilidades relativamente a encomendas que foram canceladas, proteladas… Entendemos que há pesadas responsabilidades do atual Governo, quer do anterior. Não queremos que a culpa morra solteira”, afirmou o vice-presidente da bancada comunista António Filipe.
Contudo, o novo texto do requerimento deixou de conter referências diretas à situação do ferryboat “Atlântida”, destinado aos Açores, bem como outros negócios, ou às “responsabilidades políticas e administrativas dos Governos e dos conselhos de administração dos ENVC, que culminaram na decisão de extinção da empresa e concessão das suas instalações a uma empresa privada”, como acontecia naquele que foi “chumbado” pela maioria em 10 de janeiro.
Lusa