A iniciativa comunista, formalizada num projeto de resolução entregue no Parlamento açoriano pelo deputado Aníbal Pires, alega que um núcleo museológico com essa temática, além de permitir a salvaguarda de um “importante património” pode também “converter-se num fator de atração turística e cultural relevante para a economia mariense”.
“A história da aeronáutica tem passado e tem presente em Santa Maria e para além da salvaguarda de um património, quer em equipamentos quer em edificado”, importa assegurar a sua ligação com o presidente”, afirmou o parlamentar comunista em declarações à agência Lusa.
Aníbal Pires referiu ainda que o projeto de resolução apresentado pelo seu partido recomenda também ao Governo Regional a criação em Santa Maria de um “roteiro cultural sobre a temática da aviação civil”.
O aeroporto de Santa Maria foi ponto de escala obrigatório nas rotas da aviação civil entre a Europa e América até à introdução do avião a jato, funcionando atualmente com equipamento de apoio a escalas técnicas em voos internacionais.
Acolhe também o centro de controlo aéreo do Atlântico operado pela empresa NAV.