O partido comunista diz-se repudiado com a atitude do PS/Açores, acusando-o de entregar, na Assembleia Legislativa, uma proposta de conteúdo idêntica á proposta do PCP no sentido de rejeitar as medidas do PEC do Governo da República relativas as transferências do Orçamento de Estado para as Autarquias e para as Regiões Autónomas, tendo a proposta do PCP ter sido rejeitada em prol da apresentada pelo PS.
“Este exercício demonstra claramente, para além do total vazio de ideias próprias do Grupo Parlamentar do PS, o grande embaraço que lhes causou a proposta do PCP”, considera Aníbal Pires, líder parlamentar do PCP.
Esta atitude, segundo os comunistas, deixa clara“a preocupação do PS Açores e do seu Presidente em disfarçar o apoio que disciplinadamente dá a todas as medidas de José Sócrates, bem como fica clarificado que para o PS Açores, a Autonomia não passa de um slogan de propaganda que é rapidamente esquecido perante as instruções da sua sede nacional”, sublinham.
O PCP Açores lamenta esta atitude por parte da maioria do PS Açores considerando “vergonhosa a atitude hipócrita de votar não conforme as propostas em cima da mesa, mas em função da sua origem partidária”.