O Deputado Aníbal Pires afirmou hoje a preocupação do PCP por não estarem previstas no Plano e Orçamento da Região as verbas para a substituição do navio oceanográfico da Região, NI Arquipélago.
O Deputado do PCP, que falava no âmbito das audições sobre a proposta de Plano e Orçamento da Região para 2016, reitera “a importância da Região possuir um navio moderno capaz de apoiar a investigação científica na Região, bem como realizar as campanhas de monitorização dos stocks piscícolas, essenciais para a definição da política de pescas”.
“Embora no passado tenha sido aprovada uma proposta do PCP para garantir esta substituição, essas verbas desaparecem da proposta de Plano para 2016, sendo assim, mais uma das muitas ações que, apesar de previstas no Plano de investimentos e repetidas sucessivamente ao longo da legislatura, acabam por nunca ser concretizadas”, acusa o deputado.
O Plano de Investimentos para 2016 da Secretaria Regional do Mar, Ciência e Tecnologia tem um valor global de 50 milhões de euros, o que corresponde a um aumento de 33% face a 2015.