Pedidos de indemnização por má assistência médica ascendem a 26 milhões de euros

As indemnizações por deficiente assistência médica pedidas aos serviços públicos de saúde ascendem a 26 milhões de euros, referentes a 138 processos, revela um relatório da Inspecção-Geral das Actividades em Saúde.
No âmbito da monitorização do erro médico e acções judiciais com pedido de indemnização por deficiente assistência médica, nos estabelecimentos e serviços do Serviço Nacional de Saúde (SNS), a IGAS identificou 138 processos instaurados e tramitados nos anos de 2008, 2009 e primeiro semestre de 2010.

As situações mais frequentes ocorridas nos últimos cinco anos, identificadas pela IGAS, são as infecções resultantes da assistência médica e de enfermagem, a sepsis (infecção) pós-operatória e punções ou lacerações acidentais.

Os pedidos de indemnização ascendem a 26.013.826,16 euros, segundo o relatório de actividades da IGAS, referente a 2010.

Este organismo do Ministério da Saúde refere que, no mesmo período, 66 por cento dos estabelecimentos tinham processos.

“Os estabelecimentos mais demandados judicialmente são os mais diferenciados da faixa litoral urbana, com destaque para os de Lisboa, Porto e Coimbra”, lê-se no documento.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here