“Vamos colocar mais de 10 alunos açorianos a trabalhar em várias partes das nossas comunidades nos Estados Unidos e no Canadá, para terem uma experiência de trabalho num país estrangeiro em locais que são referência de boas práticas empresariais pelo mundo fora”, acrescentou Maria Graça Castanho.
A diretora regional dos Açores, que está de visita à Califórnia, nos Estados Unidos, reuniu-se hoje com Hélder Antunes, diretor da Cisco Systems, uma empresa multinacional de tecnologias, um encontro que permitiu acertar pormenores de um protocolo para que a empresa receba alguns estagiários açorianos no verão.
“O governo dos Açores tem num dos diretores da Cisco Systems um conselheiro para as questões das novas tecnologias. Tive uma reunião com o professor Hélder Antunes para vermos da possibilidade de integrar alunos que estão em formação académica para serem estagiários na Cisco Systems este verão”, explicou a responsável, referindo-se ao projeto “Formação no Verão 2012”, uma experiência piloto.
O programa “Formação no Verão 2012” oferece estágios nas áreas das tecnologias, engenharias, serviço social e polícia. Os estágios, que não são remunerados, resultam de uma parceria entre empresas, comunidades e Governo Regional, sendo garantido apoio para alojamento e refeições.
A responsável explicou que o número total de jovens a integrar este projeto está também dependente do número de candidaturas.
Maria Graça Castanho também se reuniu com senadores do Estado da Califórnia, no Capitólio, para reforçar as parcerias já existentes entre o Governo dos Açores e várias entidades norte-americanas próximas da comunidade açoriana.
“Há já trabalho feito e o que nós queremos é que continue e que se aprofunde”, disse a diretora regional das Comunidades, citando as áreas da sismologia, ciências do mar, energias alternativas e vulcanologia.
Lusa