Perda de 23 milhões de euros do POSEI “prejudica todos os açorianos”

O PSD/Açores acusou hoje o governo “de desperdiçar 23 milhões de euros de apoios comunitários para a agricultura e de ter criado expectativas que não foram cumpridas, anunciando milhões para o sector que nunca chegaram. Falamos de dinheiro do POSEI, inteiramente da União Europeia, que para ser atribuído não precisava de comparticipação da região”, disse o deputado António Ventura, num voto de protesto apresentado esta manhã em plenário.
 
“Não foram 23 cêntimos, nem 23 euros, muito menos 23 mil euros, mas sim 23 milhões de euros desperdiçados pelo governo para a agricultura ao abrigo do programa POSEI”, disse o parlamentar, lembrando que, “por incrível que pareça, foi ao abrigo do mesmo programa que os agricultores açorianos sofreram cortes nalguns apoios na campanha 2009/10”, afirmou.
 
“A responsabilidade deste desaproveitamento tem um nome. Chama-se governo regional”, disse António Ventura, salientando “que a inoperacionalidade e a incapacidade administrativa prejudicaram, e estão a prejudicar os agricultores e os açorianos, pois falamos do principal sector exportador da região e, como tal, do nosso principal pilar económico”, referiu.
 
Segundo Ventura, “esta perda de 23 milhões acontece quando a região tem mais autonomia no programa desde 2006, isto é, quando tem mais liberdade de actuação, pode propor alterações e pode modificar verbas, daí que o nosso protesto seja veemente, pois é devido a situações destas que cresce a desconfiança dos agricultores nas instituições públicas”, concretizou.
 
“É cada vez maior o número de agricultores que querem abandonar a actividade, e a sua progressiva saída tem graves implicações socioeconómicas na região, pois as oportunidades de emprego diminuem, a produção de alimentos decresce, a actividade comercial ressente-se, pois de facto aumenta a desmotivação e a insegurança entre os agricultores”, concluiu.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here