A actividade de pesca-turismo, utilizando embarcações da frota pesqueira açoriana, iniciou-se esta terça-feira, em São Mateus, na ilha Terceira, com a saída para o mar do barco “Flávio”, uma iniciativa da responsabilidade da Associação de Mulheres de Pescadores e Armadores dos Açores, com sede nesta freguesia.
O pacote de pesca-turismo inclui uma recepção na sede da associação, seguida de uma visita guiada ao porto de pescas e ao núcleo museológico ali existente, ocasião em que uma guia aborda a história da pesca na localidade, tipos de embarcações, artes de pesca a utilizar na saída para o mar e espécies passíveis de captura.
Uma vez no local de pesca, a arte de pesca a utilizar (à linha) é demonstrada por pescadores, após o que cabe aos turistas exercer a actividade piscatória.
No regresso da faina turística, cada participante pode optar por levar dois quilos do peixe capturado ou então levar meio quilo por pessoa a um de três restaurantes de São Mateus onde podem pedir às cozinheiras que o prepare da maneira que prefere ou, mesmo, cozinhá-lo, o que não impede que alguns dos turistas optem por comer outras especialidades dos restaurantes aderentes.
O enquadramento legal desta oportunidade de negócio está criado, pelo que qualquer embarcação da frota pesqueira regional pode candidatar-se a operar neste mercado.