Jorge Justino, que vive na zona de Lisboa mas se desloca “regularmente” aos Açores para visitar familiares, revelou ter criado a petição por estar “cansado de esperar” pela redução dos preços das passagens aéreas para o arquipélago.
A petição, que pode ser assinada no endereço electrónico , é dirigida ao Governo Regional dos Açores, ao Governo da República e ao Ministério da Economia.
“Quero reunir, pelo menos, 7500 assinaturas para depois entregar a petição na Assembleia da República”, afirmou Jorge Justino, acrescentando que “o objectivo é forçar o parlamento a discutir esta questão”.
As ligações aéreas entre os Açores e o continente são exclusivamente asseguradas pela TAP e pela SATA, mas o elevado preço das passagens tem vindo a ser crescentemente contestado no arquipélago.
Nesse sentido, são cada vez mais os que defendem a necessidade de introduzir voos de baixo custo nas ligações para os Açores, tendo mesmo uma associação empresarial questionado o futuro do turismo nestas ilhas caso se mantenham os actuais preços das passagens aéreas.
O Governo Regional dos Açores sempre que se pronuncia sobre esta questão, mantém a defesa do actual modelo de transportes aéreos.