Os signatários pretendem que “seja tornada pública informação sucinta, clara e concreta acerca da calendarização e dos prazos para a execução das várias fases da empreitada de extensão do cabo de fibra ótica às ilhas ocidentais açorianas”.
A petição, dirigida ao Governo Regional dos Açores, Assembleia Legislativa Regional, Governo da República, Comissão Europeia e Portugal Telecom, recorda que, “há mais de uma década” que os habitantes das Flores e do Corvo são “ludibriados com consecutivas promessas nunca cumpridas”.
As duas ilhas do Grupo Ocidental são as únicas do arquipélago que ainda não são abrangidas pelo cabo de fibra ótica que liga os Açores a Portugal Continental e à Europa.
O contrato para a ligação do cabo de fibra ótica às Flores e ao Corvo, no valor de 20 milhões de euros, foi assinado a 18 de maio, numa cerimónia em que participou o então ministro das Obras Públicas, Transportes e Comunicações, António Mendonça.
A cerimónia, realizada em Santa Cruz das Flores, ocorreu quase um ano depois de o Governo da República ter adjudicado o projeto.
O cabo de fibra ótica que liga a Europa aos Açores passa atualmente por sete das nove ilhas do arquipélago, tendo a extensão às duas ilhas do Grupo Ocidental sido referida pela primeira vez pelo presidente do Governo Regional em fevereiro de 1998.