Esta terça feira, tem lugar, no Centro Social, Cultural e Recreativo da Silveira e Almagreira, na ilha do Pico, a XI Gala do Desporto Açoriano.
O campeão nacional de ralis, Ricardo Moura, e a equipa da Fonte do Bastardo, que conquistou o título nacional de voleibol masculino, são alguns dos galardoados na XI Gala do Desporto Açoriano.
Nesta gala vão ser atribuídos 113 troféus que visam distinguir os resultados obtidos por atletas e clubes dos Açores no ano passado.
No total, serão entregues 19 troféus a personalidades na área do desporto, 42 a atletas e clubes e três a entidades, além de 28 troféus pela participação em competições nacionais e internacionais ao serviço da seleção portuguesa e um troféu de desporto adaptado.
Falando aquando da conferência de apresentação desta Gala, a Secretária Regional da Educação e Formação recordou o investimento significativo que o Governo dos Açores tem feito no desenvolvimento desportivo dos Açores.
Um investimento que “tem tido um retorno assinalável, pela evidência internacional dos nossos resultados e pela marca que a Região vem deixando nos mais elevados patamares”.
Para Cláudia Cardoso, “falar por isso hoje de desporto nos Açores não é falar apenas de clubes e associações, não é apenas falar de uma modalidade.
A Secretária Regional, tem sido também preocupação sempre presente do Governo dos Açores “desenvolver políticas na área desportiva que promovam o acesso de todos os cidadãos ao desporto” sendo disso exemplo máximo, o desporto adaptado, que tem tido um desenvolvimento notável que “culmina com a realização em maio na Terceira do 2.º Campeonato do Mundo de Atletismo para Atletas com Síndrome de Down”.
Dados nacionais dão conta que o desporto açoriano tem quase 22 mil atletas federados, o que corresponde à mais alta taxa absoluta de participação desportiva federada do país (9%).