O primeiro período desta paralisação vai coincidir com uma das alturas em que também estarão em greve os pilotos da SATA Internacional, que asseguram as ligações aéreas com o exterior do arquipélago.
Caso as duas paralisações se cumpram, os pilotos da SATA Air Açores e da SATA Internmacional estarão em greve por ocasião das Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres, uma das maiores festas religiosas dos Açores, que movimentam anualmente milhares de turistas e emigrantes.
Os pilotos da SATA Air Açores justificam a decisão de cumprir oito dias de greve com as “sucessivas violações do acordo de empresa”.
O comunicado divulgado pelo SPAC indica que a greve se deve ao descontentamento dos pilotos por a SATA ter recuado num compromisso assumido a 8 de março, nos termos do qual se comprometera a procurar soluções consensuais que minimizassem as reduções remuneratórias e a encontrar uma solução semelhante à da TAP.
Os pilotos exigem também que a distribuição das escalas de serviço seja feita de forma equitativa.
Contactada pela Lusa, uma fonte oficial da transportadora aérea açoriana remeteu para mais tarde um comentário sobre a anunciada greve dos pilotos da SATA Air Açores.