Em comunicado, o Sindicato dos Pilotos da Aviação Civil (SPAC) esclareceu que os pilotos da SATA Air Açores decidiram desconvocar o protesto por reconhecerem que “a administração da empresa se posicionou de forma positiva nas negociações que estão em curso”.
Os pilotos da SATA Internacional, por seu lado, desmarcaram o último período de greve porque “obtiveram da Administração da empresa o reconhecimento pelas razões da greve”, o que foi considerado, “por ora, suficiente para enquadrar a continuidade das negociações”.
Na semana passada, os pilotos da SATA tinham já desconvocado o primeiro período de greve, que deveria começar no dia 10 de maio e prolongar-se até domingo, dia 13.
Na altura, o SPAC esclareceu que os pilotos, “finalmente, encontraram razoabilidade negocial sobre os temas que estavam em discussão”.
A SATA Air Açores assegura as ligações aéreas entre as ilhas dos Açores, enquanto a SATA Internacional voa para fora o arquipélago.
Os controladores aéreos, por seu lado, voltam na quinta-feira e sexta-feira a cumprir uma greve que abrange três períodos: entre as 07:00 e as 09:00, as 14:00 e as 16:00 e as 21:00 e as 23:00.
Os sindicatos que representam os trabalhadores da NAV – Navegação Aérea de Portugal avançaram para a greve para contestar a “continuada” ausência de respostas do Governo para a situação de “instabilidade social sem paralelo” na empresa.
As estruturas sindicais alegam estar há mais de um ano a chamar a atenção dos governantes para “o prejuízo” das medidas orçamentais em vigor para os funcionários, a empresa e o país.
Lusa