Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores é a ferramenta para vencer os novos desafios do setor, Vítor Fraga

corvoO Plano Estratégico e de Marketing para o Turismo dos Açores (PEMTA), foi esta quarta-feira apresentado na ilha do Corvo, pelo Secretário Regional do Turismo e Transportes, como sendo “uma ferramenta essencial para vencer os novos desafios com que se depara este setor” na Região. Um plano estratégico  “ambicioso”, mas que segundo Vitor Fraga, define um conjunto de estratégias com vista a alcançar três grandes resultados, nomeadamente a qualificação e desenvolvimento sustentável do turismo, a preservação do meio ambiente e o desenvolvimento do turismo como ferramenta de dinamização da economia em todas as ilhas. 

Relembrando que 2015 foi o melhor ano de sempre do turismo na Região, tendo pela primeira vez sido ultrapassada a barreira de 1,5 milhões de dormidas, e referindo que os dados dos primeiros seis meses deste ano sustentam este bom momento, uma vez que registam um crescimento de 33,3%, face a igual período de 2015, Vítor Fraga alertou que estes bons resultados não devem ser fator de deslumbramento, mas sim um ponto de partida “para vencer os novos desafios”.

Considerando o turismo de natureza como “âncora”, o governante realçou que para todas as ilhas estão “definidos claramente quais são as atrações primárias e secundárias” e ainda as complementares com outras ilhas, e considerou, que do ponto de vista da estratégia de comunicação, écorvo necessário promover o turismo Açores como um todo, “evidenciando naturalmente os aspetos diferenciadores de cada uma das ilhas, assim como a complementaridade entre elas, para alavancar a notoriedade do destino junto dos clientes”. 

“Este não é o plano do Governo. Este é o plano de todos nós, em que todos estão convocados a colaborar na sua implementação. Em qualquer atividade, para ter sucesso, é necessário planear, executar, medir, controlar e agir. O turismo não foge à regra”, afirmou o titular da pasta do Turismo, destacando que é este trabalho conjunto de entidades públicas e privadas que coloca hoje o turismo dos Açores a viver um novo tempo. 

Ainda sobre os números do Turismo na Região, Vítor Fraga destacou o caso concreto do Corvo, em que em 2015 foi registado um crescimento de 45% face a 2012, e onde no primeiro semestre deste ano, houve mais 752 dormidas, face a 2015, “ou seja, um crescimento de 87%, e mais 1.160 dormidas, face a 2012, representando um crescimento de 254%”. 

 

SM/Açores24Horas

 

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