De acordo com Cláudia Cardoso, a lista, escolhida por uma comissão científica, será atualizada anualmente, acompanhando “a evolução da literatura nacional e regional”.
Onésimo Teotónio de Almeida, Victor Rui Dores, Daniel de Sá e Vitorino Nemésio são alguns dos autores recomendados numa lista que vai “desde as obras de cariz científico à poesia, passando pelo romance e narrativa histórica”, incluindo também “temáticas infanto-juvenis”.
A lista divulgada hoje destina-se “ao público em geral, sem especificações de níveis etários ou escolares”, sendo que as restantes atividades do Plano Regional de Leitura têm como público-alvo sobretudo os “alunos que frequentam a educação básica”.
Nesse sentido, a secretária da Educação destacou dois projetos de incentivo à leitura, o ‘Leitura em vai e vem’, no âmbito do pré-escolar, e o ‘Já sei ler’, criado para o 1.º ciclo.
“Vai ser disponibilizado um conjunto de material pedagógico composto por uma mochila, um folheto desdobrável para o registo de leitura individual, sugestões de trabalho para o educador e sugestões de acompanhamento para os pais e para a família”, frisou Cláudia Cardoso, acrescentando que será fomentado também o empréstimo domiciliário de livros.
A promoção do Plano Regional de Leitura será feita através de uma comissão de honra, composta por 35 personalidades, cujos depoimentos serão divulgados através da televisão e da rádio ou em cartazes distribuídos pelas escolas e bibliotecas da região.