Plano Regional de Leitura recomenda mais de 60 livros

O Plano Regional de Leitura dos Açores, que surge como complemento da mesma iniciativa de dimensão nacional, recomenda uma lista com mais de 60 livros, anunciou a secretária regional da Educação, Cláudia Cardoso.
“O Plano Regional de Leitura surge como complemento do Plano Nacional de Leitura, contemplando obras de autores ou de temática açoriana que não estejam incluídas na lista nacional”, salientou a responsável numa conferência de imprensa em Angra do Heroísmo.

De acordo com Cláudia Cardoso, a lista, escolhida por uma comissão científica, será atualizada anualmente, acompanhando “a evolução da literatura nacional e regional”.

Onésimo Teotónio de Almeida, Victor Rui Dores, Daniel de Sá e Vitorino Nemésio são alguns dos autores recomendados numa lista que vai “desde as obras de cariz científico à poesia, passando pelo romance e narrativa histórica”, incluindo também “temáticas infanto-juvenis”.

A lista divulgada hoje destina-se “ao público em geral, sem especificações de níveis etários ou escolares”, sendo que as restantes atividades do Plano Regional de Leitura têm como público-alvo sobretudo os “alunos que frequentam a educação básica”.

Nesse sentido, a secretária da Educação destacou dois projetos de incentivo à leitura, o ‘Leitura em vai e vem’, no âmbito do pré-escolar, e o ‘Já sei ler’, criado para o 1.º ciclo.

“Vai ser disponibilizado um conjunto de material pedagógico composto por uma mochila, um folheto desdobrável para o registo de leitura individual, sugestões de trabalho para o educador e sugestões de acompanhamento para os pais e para a família”, frisou Cláudia Cardoso, acrescentando que será fomentado também o empréstimo domiciliário de livros.

A promoção do Plano Regional de Leitura será feita através de uma comissão de honra, composta por 35 personalidades, cujos depoimentos serão divulgados através da televisão e da rádio ou em cartazes distribuídos pelas escolas e bibliotecas da região.

 
 
Lusa
Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here