No âmbito do “Projeto Cidadania e Sustentabilidades para o Século XXI. Caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores (Fase II)” realizou-se este sábado, em Ponta Delgada um seminário alusivo aos temas desenvolvidos á margem deste projeto, que nasceu da necessidade de educar para a compreensão dos riscos de degradação da natureza e do património, e para a intervenção cívica neste domínio, bem como de preparar os mais novos para a vulnerabilidade ambiental, social e económica.
Esta iniciativa que envolve as escolas do ensino básico e secundário, levou o olhar dos alunos para além do muro das escolas, envolvendo-os em experiencias que lhes foram incutindo um olhar mais atento ao património ambiental, em todas as suas vertentes ecológicas e sustentáveis, tanto nos habitats naturais, como na interação da natureza com o Homem, alertando para estilos de vida saudáveis.
Itinerário Caminhos da água e Itinerário Re(en)cantos da cidade, são os temas dos trabalhos desenvolvidos pelas escolas envolvidas nesta fase do projeto p, a Escola Básica Integrada de Arrifes e Escola Secundária Antero de Quental, respetivamente.
“O projeto e as práticas escolares”, “Da teoria às práticas: Diversidade de aprendizagens em EDS”, “Os parceiros e a Escola: Com quem se aprende?”, “A família e a escola: Testemunhos de Encarregados de Educação”, foram algumasdas temáticas discutidas nos painéis apresentados.
Paralelamente ao seminário que teve lugar no Centro Cívico e Cultural de Santa Clara, está patente uma exposição fotográfica alusiva aos temas focados por estas duas escolas, no Centro de Estudos Natália Correia, intitulada “Caminhos da Sustentabilidade”, que foi inaugurada esta sexta feira, na presença de alunos, professores, encarregados de educação e entidades envolvidas.
O “Projeto Cidadania e Sustentabilidades para o Século XXI. Caminhos para uma comunidade sustentável nos Açores” envolveu desde o seu inicio, 125 professores, cerca de 450 alunos de 9 escolas do ensino básico e secundário em diferentes ilhas, 15 formandos de vários organismos governamentais e não governamentais, bem como três consultoras e 30 parceiros de âmbito regional e nacional. O projeto é promovido pelo Conselho Nacional de Educação (CNE) e cofinanciado pela Fundação Luso-Americana para o Desenvolvimento (FLAD), com a parceria de várias instituições nacionais e regionais.