Foi hoje apresentada, em conferência de imprensa no Centro Municipal de Cultura, a programação cultural da autarquia para o ultimo trimestre de 2016, pelo presidente da Câmara de Ponta Delgada, José Manuel Bolieiro, e pelo diretor geral do Coliseu Micaelense, Miguel Brilhante.
Segundo o autarca a elaboração de um programa de animação ao longo de todo o ano visa manter vivo o centro histórico da cidade e estimular os empresários, e ressalva a importância da previsibilidade e da regularidade dos acontecimentos permitindo aos agentes económicos planificar em conformidade com o que o Concelho tem para oferecer.
Para além do programa “Música à Mesa”, que foi a grande novidade da programação cultural para este fim de ano, e que visa atuações musicais em palcos improváveis (restaurantes), divulgando artistas locais e promovendo novos quarteirões gastronómicos no núcleo do centro histórico, os eventos sucedem-se até ao inicio de janeiro de 2017.
No que respeita à programação do Coliseu Micaelense, serão realizados 8 grandes eventos e 3 exposições de arte.
Destaque para o Sharing The Music,ÍNSULA – Festival de Tunas Femininos, Banda Militar dos Açores, Salvador Martinha e uma exposição única nos Açores, com as obras da Fundação Serralves.
Já no Centro Municipal de Cultura (CMC), por iniciativa da Câmara Municipal, e entre 12 de outubro a 19 de novembro, intitulada “No meu canto – Homenagem póstuma a Fátima Sequeira Dias”, na Sala à do Forno e Coro Alto, enquanto de 11 de novembro a 7 janeiro, terá lugar a mostra de pintura “Viagem no Tempo”, da autoria de Teresa Mendonça, no Auditório.
Ainda no CMC, mas na Galeria e de 18 novembro a 7 janeiro, estará patente a “A Formiga”, exposição de desenhos de Mariana Cortez Herédia.
De 30 novembro a 14 janeiro, estará patente a exposição de pintura “Quando o vinho encontra a arte”, de Isabel Pinheiro, na Sala do Forno.
Em relação à programação de Natal, irá prolongar-se de 18 de novembro de 2016, dia em que a iluminação de Natal será inaugurada, a 14 de janeiro de 2017, período durante o qual decorrerão 25 animações itinerantes, 8 eventos musicais e a iniciativa “O cantinho do Pai Natal”.
Nesta quadra regressa o Mercadinho de Natal, no Campo de São Francisco, da Campanha Solidária “Brinquedos de uma criança” e de mais uma edição MUA (Mercado Urbano de Artesanato) e o projeto “Natal, na rua consola”, no Largo Mártires da Pátria, entre 8 e 10 dezembro.
A festa de passagem de ano, faz-se como tem sito habitual, em “dois palcos”. Nas Portas da Cidade, terá como artista convidada April Ivy, e no Coliseu Micaelense com o tradicional Baile de Reveillon.
O programa encerra com a Gala da Beneficência 2017, que se realizará a 14 de janeiro.
A programação cultural e recreativa do último trimestre de 2016 custará ao município cerca de 170 mil euros, e enquadra-se segundo Bolieiro, na aposta da Câmara Municipal de não querer “que o ano se reduza ao verão e que os empresários sofram quebras na época baixa. Por isso, prolongamos, ao longo de todo o ano, inúmeras iniciativas, não apenas para trazer mais animação ao centro histórico, mas também para gerar mais economia e promover Ponta Delgada de forma que atraia cada vez mais turistas “, acentuou.