Ponta Delgada arranca com projeto-piloto “PDL Housing First”

O Projeto-piloto liderado pela Câmara Municipal de Ponta Delgada “PDL Housing First” arrancou a semana passada com a entrega de uma habitação a uma pessoa, que vivia há 10 anos em situação de sem-abrigo.

Segundo a autarquia, este é o primeiro inquilino do projeto piloto que pretende “retirar as pessoas da rua, garantir uma habitação condigna, promovendo a sua recuperação social e desenvolvimento de autonomia para a integração no mercado de trabalho”.
Cristina Canto Tavares, vereadora do Desenvolvimento Social da autarquia de Ponta Delgada, acompanhada pela Diretora do Departamento de Desenvolvimento Social, Educação, Juventude e Desporto, Margarida Pais, visitou a casa onde foi instalado o primeiro inquilino do projeto-piloto, onde “testemunhou a alegria do indivíduo por viver num lar, onde poderá viver de forma digna e iniciar um processo de recuperação, através do acompanhamento regular por técnicos da Associação Novo Dia, para garantir o sucesso na integração social”.
“É com orgulho que Ponta Delgada é a primeira autarquia dos Açores a avançar com esta estratégia, relativamente recente na política pública e nos serviços sociais para pessoas em
situação de sem abrigo. Não vamos ficar de braços cruzados a assistir à intensificação deste problema, sem procurarmos alternativas para responder às novas necessidades sociais, através do desenvolvimento de projetos interligados com sinergias regionais e nacionais”, frisou a vereadora Cristina Canto Tavares.
Em junho o Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, assinou um protocolo de cooperação com a Associação Crescer e com a Novo Dia – Associação para a Inclusão Social que marcou o arranque do projeto Housing First no concelho, permitindo iniciar um projeto pioneiro nos Açores, que tem vindo a apresentar
elevadas taxas de sucesso nos Estados Unidos da América há mais de 20 anos e foi introduzido em Portugal em 2009.

Atualmente, 90% das pessoas acolhidas pelo projeto não regressam à condição de sem-abrigo, conseguindo recuperar a sua autonomia e integrar o mercado de trabalho.
O projeto Housing First assenta na premissa de que a habitação é um direito fundamental e que todas as pessoas devem ter acesso a uma moradia segura e estável, independentemente das suas circunstâncias pessoais.

Em vez de impor condições prévias para a obtenção de moradia, o Housing First prioriza o fornecimento de habitação imediata e, em seguida, oferece suporte contínuo e individualizado para ajudar as pessoas a lidarem com os seus desafios individuais.

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here