De acordo com Nuno Borda d’Água, um dos elementos dos Tunídeos, “ a X edição do El Açor é um motivo de orgulho, pois estarmos envolvidos em algo que começou há anos e que continua a ser feito…, só nos dá vontade de fazer mais dez (anos) e outros dez…”
O Festival Internacional de Tunas El Açor é um dos principais motivos de orgulho da tuna masculina da Universidade dos Açores, sendo mesmo a celebração do espírito Tunídeo no seu auge.
“O El Açor é um grande marco na vida dos Tunídeos, ano após ano. E conseguir atingir a marca dos dez consecutivos, tentando trazer sempre cá tunas do mais alto nível que há no país, fazer um bom espectáculo para as pessoas e conseguir criar o seu espaço na cultura social da cidade, é um orgulho para nós”, revela Francisco Wallenstein, o Magister dos Tunídeos.
O festival é já considerado, acrescenta, um ícone no panorama cultural regional. “Quer a nível da Câmara Municipal de Ponta Delgada, com os apoios que nos dão e pela forma como nos tratam, quer a nível do Governo Regional, que é o nosso maior patrocinador, penso que se o festival não fosse um ícone na Região ou, pelo menos, em Ponta Delgada, de certeza que não tínhamos tantos apoios como temos”, afirma.
Este ano o evento vai contar com algumas novidades, como a actuação dos Tunídeos antigos na noite de sábado, ou seja, dos Tunídeosaurus rex.
Além disso, nesta X edição, a tuna masculina da Universidade dos Açores optou por não divulgar a temática do festival, espalhando pela cidade de Ponta Delgada dez cartazes diferentes, para criar no público expectativa e curiosidade.
No El Açor estarão presentes sete tunas vindas de Aveiro, Minho, Lisboa, Porto e Évora.
Assim, as tunas a concurso são a Tuna de Engenharia da Universidade do Minho (AFONSINA), a Tuna de Engenharia da Universidade do Porto (TEUP), a Tuna Académica do Instituto Superior de Engenharia do Porto (TAISEP), a Magna Tuna Cartola da Universidade de Aveiro (CARTOLA), a Tuna de Tecnologia da Saúde do Porto (TUNA TS), a Tuna Académica da Universidade de Évora (TAUE) e a Tuna Académica de Farmácia da Universidade de Lisboa ( TAFUL).
“O que os Tunídeos pretendem com o El Açor é proporcionar a Ponta Delgada um cartaz forte todos os anos, e este ano especialmente, porque temos um dos melhores cartazes de sempre”, esclarece o Magister.
No festival, mas em regime de extra-concurso, também vão actuar os Tunídeos, a Enf ’inTuna, da Escola Superior de Enfermagem de Ponta Delgada, e a Tuna Com Elas, da Associação Académica da Universidade dos Açores.
A apresentação do espectáculo ficará a cargo dos Tunalhos, o Grupo de Jograis da Universidade dos Açores.
Rita Sousa/Olimpia Granada ( in AOriental)