Ponta Delgada recebe no próximo dia 15 de março a Mostra de Cinema “Uma Europa dos Cidadãos”, com a exibição do filme “Terraferma”, uma história passada em Lampedusa, na Itália, centrada no tema da imigração ilegal.
O filme integra a iniciativa “10 filmes, 10 cidades, 10 debates”, no âmbito do Ano Europeu dos Cidadãos, que se encontra a percorrer o país até ao final de março, passando por cidades como Aveiro, Viseu, Braga, Funchal, Tavira, Lisboa, Porto, Coimbra e, agora, Ponta Delgada.
No final da sessão, que decorrerá no 9500 CineClube Solmar, será realizado um debate sobre o tema “A busca da felicidade e o seu impacto nas políticas de imigração”.
A seleção dos filmes que fazem parte desta Mostra, muitos deles em estreia absoluta nacional, pretende cumprir com o objetivo de divulgar valores, princípios e direitos dos cidadãos europeus, alimentando debates ligados ao tema de cada filme que abordam questões relacionadas, por exemplo, com solidariedade, igualdade de oportunidades, inclusão e não segregação, educação, saúde, justiça, liberdade individual e liberdade de expressão.
“Terraferma” é um filme de Emanuele Crialese que conta a história de um jovem, Filippo, que tem 20 anos e nunca saiu de Lampedusa, a pequena ilha onde nasceu. O pai desaparecera dois anos antes e o avô ensinou-o a sobreviver através da pesca. Durante uma saída ao mar, Filippo e o avô deparam-se com um barco de imigrantes africanos e acabam por se tornar cúmplices de um novo crime, ajudar e instigar a imigração ilegal.
A Mostra de Cinema “Uma Europa dos Cidadãos”, uma iniciativa da Coordenação Nacional do Ano Europeu dos Cidadãos, é trazida à Região pelo Gabinete do Subsecretário Regional da Presidência para as Relações Externas, com a parceria do 9500 CineClube, tendo como objetivo promover o conhecimento e a reflexão sobre questões de atualidade europeia.
Os bilhetes para a exibição deste filme, a 15 de março, pelas 16h30, no 9500 CineClube Solmar, poderão ser previamente reservados através do email ssrpre@azores.gov.pt