O Porto de Santa Iria, antiga zona portuária na Ribeirinha, em São Miguel, nos Açores, está interdito, dada “a instabilidade do local”, provocada pelas tempestades do último inverno, informou hoje o Governo açoriano.
A Direção Regional dos Assuntos do Mar “equacionou uma intervenção de recurso que debelasse os principais problemas, mas a exigência de segurança obriga a uma intervenção estrutural de alto vulto nas arribas daquela antiga zona portuária”, localizada no concelho da Ribeira Grande.
De acordo com o executivo açoriano, o Porto de Santa Iria “foi bastante afetado pelas tempestades do último inverno, que originaram o agravamento das condições de usufruto daquela zona, que se tornaram incontestavelmente perigosas para o uso balnear”.
Um portaria publicada hoje “interdita a utilização daquele porto por motivos de segurança”, apelando o Governo Regional para a não utilização do local, onde será “colocada sinalização indicativa nos próximos dias”.
A nota do Gabinete de Apoio à Comunicação Social (GACS) do executivo açoriano refere que, “segundo a Carta Regional de Obras Públicas, o Porto de Santa Iria tem a sua recuperação prevista para o primeiro semestre de 2015. Até lá, será feito o projeto de execução para a intervenção, que será apresentado durante 2014”.
Lusa