Portos dos Açores nega que taxas em Ponta Delgada sejam as mais caras da região

A empresa Portos dos Açores negou hoje que o porto de Ponta Delgada tenha as tarifas mais caras do arquipélago, como afirmou a câmara de comércio que representa os empresários de S. Miguel e Santa Maria.
Na sexta-feira, a direção da Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada (CCIPD) manifestou preocupação com os portos dos Açores, considerando “inaceitável” que o da cidade tenha as taxas e tarifas “mais caras” do arquipélago.
Num comunicado, a Portos dos Açores garante que isso “não corresponde à verdade”.
“Na realidade, considerando a globalidade das tarifas aplicáveis no porto de Ponta Delgada decorrentes da prestação de serviços pela administração portuária e tendo em conta as próprias características do mercado, verifica-se que – abstraindo situações particulares e remanescentes à regular operação de navios e movimentação de carga -, tal não se verifica”, sublinha a Porto dos Açores.
As taxas em vigor no porto de Ponta Delgada, acrescenta, “estão de acordo com a estrutura de custos existentes, princípio orientador da sua criação, em 2002/2003, à semelhança de todos os portos da Região Autónoma dos Açores, pelo que a presença de economias de escala neste porto dificilmente permitiria a situação avançada pela Câmara do Comércio e Industria de Ponta Delgada.
A empresa lembra ainda que “as tarifas aplicáveis aos portos comerciais do arquipélago dos Açores se mantêm inalterados desde o ano de 2009, num claro esforço de alavancar a atividade de todas as empresas direta ou indiretamente pertencentes à comunidade portuária”.

 

Lusa

Pub

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here