Portugal e Rússia venceram hoje os seus jogos do Grupo F de qualificação para o Mundial2014 de futebol, numa jornada marcada pelo empate caseiro da Inglaterra frente à Ucrânia (1-1) e pela estreia vitoriosa da campeã Espanha.
A recente campeã europeia Espanha iniciou a defesa do título mundial com um golo de Soldado, aos 86 minutos, na única brecha que descobriu na superdefensiva equipa georgiana em Tbilissi.
Os ingleses, que terminaram reduzidos a 10 por expulsão de Steven Gerrard, apenas conseguiram o tento do empate a quatro minutos do final por intermédio de Frank Lampard, de grande penalidade, depois de Konoplyanka ter inaugurado o marcador para os ucranianos, aos 38.
Também para o Grupo I, a equipa gaulesa foi obrigada a esperar até aos 49 minutos para Capoue inaugurar o marcador no Stade de France. Jallet elevou, aos 68, mas a Bielorrússia reduziu, aos 72, numa oportuna recarga de Putilo a uma grande penalidade.
A tranquilidade para os da casa apenas chegou, aos 80, com um golo de Ribery.
Na “pedreira” de Braga, Portugal gastou boa parte da pontaria no tiro aos ferros da baliza de Agayev e apenas Varela, Postiga e Bruno Alves conseguiram encontrar o caminho do golo, aos 63, 85 e 88 minutos, na receção ao frágil Azerbaijão (3-0) de Berti Vogts.
Os russos igualaram Portugal com seis pontos na “poule” ao golearem fora Israel, em Ramat Gan, por 4-0, com golos de Kerzhakov, aos 07 e 64 minutos, Kokorin, aos 18, e Fayzulin, aos 77.
O outro jogo do Grupo F terminou com um empate (1-1) entre a Irlanda do Norte e o Luxemburgo, com Shiels a inaugurar a contagem, aos 14 minutos, e o luso-luxemburguês Daniel da Mota a empatar, a três minutos do apito final.
Em Budapeste, o português Pedro Proença apitou a goleada da Holanda frente à Hungria, por 4-1, com Lens a inaugurar para a “laranja mecânica”, aos 03 minutos, e Dzsudzák a empatar, volvidos quatro minutos, na conversão de uma grande penalidade.
Martins Indi, jogador nascido no Barreiro e agora a representar o Feyenoord, elevou, aos 19, Lens fez o 3-0 e Huntelaar fixou o resultado, aos 74.
A Grécia de Fernando Santos apenas carimbou a vitória sobre a Lituânia (2-0) no segundo tempo, com golos de Ninis, aos 55, e Mitroglu, aos 72, em encontro do Grupo G.
No Grupo A, a Macedónia impôs um empate 1-1 em Hampden Park frente à Escócia, enquanto a Sérvia goleou o País de Gales, por 6-1, numa das grandes goleadas da noite, enquanto Montenegro foi a São Marino bater a equipa local, por 6-0, para o Grupo H.
O jogo grande da ronda no Grupo A terminou com a divisão de pontos entre a Bélgica e a Croácia (1-1).
No Hernst-Happel Stadium de Viena, em jogo do Grupo C, a Alemanha chegou a estar a vencer a Áustria, por 2-0, com golos de Reus, aos 44, e o madrilista Ozil, aos 52, de grande penalidade, tendo os austríacos reduzido, aos 57, por Junuzovic.
A vice-campeã Itália venceu a modesta seleção de Malta, por 2-0, no Grupo B, e a Polónia recebeu e venceu a Moldávia pela mesma margem, em jogo do Grupo H.
Lusa